top of page

SASHA INVOLV3R: 10 ANOS DO FECHAMENTO DA TRILOGIA SONORA QUE MUDOU A MÚSICA ELETRÔNICA


OBS: Matéria originalmente publicada no portal Alataj.


É impossível calcular o tamanho do impacto da série Involver na dance music. Sou suspeito a falar, pois esses álbuns continuam sendo os que eu mais ouço, parece que quanto mais o tempo passa, mais interessantes e geniais eles se tornam. Quando foi lançado, o Involv3rcarregava uma enorme expectativa de seus seguidores. O Involver 1 (2004) e Invol2ver (2008) tinham mudado o curso da história, influenciando toda uma geração de clubbers e produtores. Foram produções mais obscuras e lisérgicas, com forte apelo dos breakbeats. Porém o Invol3ver chegou para destoar desse clima, sendo mais clube, emocional, vocais melancólicos como encontramos no primeiro lançamento, porém sem aquele tom dark e sem breakbeats. O álbum seguiu a mesma cartilha, Sasha escolhendo bandas eletrônicas que gosta e remixando suas faixas, criando assim um ‘’disco de possíveis clássicos’’.


Lançado pela Ministry Of Sound em 18 de março de 2013, ele alcançou o top 1 das paradas UK ‘’Dance Album’’ e o 6 lugar nas paradas britânicas ‘’compilações’’.

Lembro-me dos fãs mais antigos reclamarem do disco, pois não entregava a estética sonora que eles esperavam, entretanto, eram produções que olhavam para o futuro. Suas músicas foram ganhando respeito ano após ano. Sempre que eu ouvia de novo, achava ele melhor, cheio de detalhes, com várias camadas complexas, que só Sasha conseguiria fazer. É um álbum tecnicamente fenomenal com nível de mixagem, masterização e qualidade dos elementos, cada detalhe foi pensado milimétricamente. E claro, ouvir ele em sequência é ainda melhor. Porém, várias músicas se destacaram de forma individual. Ainda em dezembro de 2012, Sasha tocou no Warung e lá ele testou várias das faixas que estariam no álbum. Fomos os primeiros a ouvi-las, mesmo sem saber. Esse vídeo abaixo mostra bem o poder de Smalltalk com seu remix para a banda Ultraísta.


É difícil escolher as melhores faixas, hoje, 10 anos depois todas elas são de um nível muito alto. Imagina você conseguir autorização para remixar The XX, Ultraísta, Little Dragon? Precisa ter muito respeito, e isso Sasha já carregava desde o primeiro Involver, considerado por muitos o ‘’The Dark Side of the Moon’’ da música eletrônica.


O CD 1 de Involv3r foi pensado para tocar em clubes, encaixando nos sets do Gâles, sendo um progressive house mais lento e cadenciado. Abaixo o tracklist:


1-Taragana Pyjarama Feat. Kicki Halmos – Growing Forehead 00:00

2-ThermalBear Feat. Arrows Down – Turn the Tide 07:35

3-Little Dragon – Crystalfilm 11:44

4-The XX – Chained 17:16

5-Benjamin Damage & Doc Daneeka Feat. Abigail Wyles – Battleships 23:58

6-Ultraista – Smaltalk 30:56

7-Ananda Project – Moment Before Dreaming 37:45

8-James Zabiela – The Healing 44:39

9-Blondes – Wine 51:52

10-Keep Shelly In Athens – DIY 57:22

11-Sasha Feat. Kicki Halmos – Shoot You Down 01:02:55

12-Foals – Late Night 1:08:47


O CD 2 foi intitulado de Beatless Mix, onde Sasha pegou 7 faixas do CD 1 e criou versões ‘’Ambient’’, sem batidas, apenas uma viagem sonora incrível.


Hoje, se você pegar uma geração de clubbers que passou a seguir Sasha pós 2010, eles vão citar esse terceiro albúm da série, suas músicas marcantes, vão se emocionar ao ouvi-las na pista de novo. Se você pegar fãs mais antigos, eles vão citar os 2 primeiros álbuns como ‘’Os sets da vida’’.

Comments


bottom of page